Vida em comunidade
Hino
Despertar é o chamado (download em formato MP3)
Oração inicial
O Espírito de Deus paira sobre o universo, formando, criando, dando vida e energia.
Estamos em tua presença, ó Deus do eterno despertar.
Estamos aqui com humildade e reverência, cientes do teu infinito poder e amor.
Oferecemos nossas orações por toda a humanidade, pela Igreja Universal, pela nossa Congregação, nossas Províncias e Regiões; pelas Comunidades e para cada uma de nós, membros de nossa Congregação. Pedimos também por nossos colaboradores(as) leigos(as) e parceiros(as) na missão, por nossas famílias e pela Mãe Terra.
Pedimos que preenchas nossos corações com teu sopro vivificante para nos guiar. Não somos dignas, mas somos gratas por tua infinita misericórdia.
Que Tua presença esteja sempre conosco e que nunca nos separemos de Ti ou da humanidade necessitada.
Pedimos que nos conduza ao Pai e ao Filho e nos ajude a servir e a glorificar a Santíssima Trindade. Amém.
Introdução a partir das Escrituras
“Seja o amor sincero. Fugi do mal com horror, aderi ao bem. Que o amor fraterno vos una com mútua afeição; rivalizai na mútua estima. Com um zelo sem indolência, com um espírito fervoroso, servi ao Senhor. Sede alegres na esperança, pacientes na aflição, perseverantes na oração. Sede solidários com os santos necessitados, exercei a hospitalidade aos estrangeiros com diligência.” (Rom. 12, 9-13)
“O Espírito Santo nos une em um sincero amor fraternal. Nas diferenças de cultura, nacionalidade, personalidade e idade, experimentamos a riqueza de seus dons em cada uma de nós. Apreciamos, incentivamos e ajudamos umas às outras, compartilhamos nossas alegrias e tristezas e mostramos interesse na vida e no trabalho umas das outras.” (Constituição das SSpS No 304)
“A vida comunitária genuína nos chama à conversão contínua, pois as tensões, os mal-entendidos e os fracassos diários são inevitáveis. Uma atitude de fé e humildade nos ajudará a nos reconciliarmos quando surgirem diferenças. Oramos sinceramente pela graça de perdoar e ser perdoada.” (Constituição das SSpS No 306)
Momento de oração silenciosa
Agradeço a Deus pela bênção da vida em comunidade, reconhecendo o significado profundo da presença de cada pessoa em minha vida.
Reflexão
Vamos refletir sobre nossa participação e presença na vida comunitária:
- Percebo algum aspecto de individualismo, consumismo e cultura do conforto em minha vida? (Pausa)
- De que forma busco dar a vida em meu encontro com os membros da comunidade, com a família e com as pessoas ao redor? (Pausa)
Momento de partilha
Como o Espírito Santo enriquece nossa vida por meio da vivência em comunidade?
Oração final
Deus, Espírito Santo, que sustentas o Universo, Tu és o Deus da segurança e da força.
A Boa Nova que escutamos gera em nossas almas rastros da tua graça.
Acreditamos que trazes vida nova e nos transformas em pessoas capazes de ouvir, observar, cuidar, e se voltar para os necessitados, os carentes e os solitários.
Que os olhos sempre vigilantes e despertos do Pai, o coração ardente de Jesus, e a Tua presença, ó Espírito Santo, permaneçam sempre em nós.
Demos graças, louvor, glória e honra a Ti, ó Deus Uno e Trino, por nos aceitar incondicionalmente como tuas filhas e filhos. Amém.