Search
Close this search box.

Bem-aventurada Maria Helena Stollenwerk (1852-1900)

Em 28 de novembro de 1852, nascia a pequena Helena Stollenwerk em uma aldeia alemã chamada Eifel. Ainda na infância, experimentou a dor da perda do pai e dedicou-se ao cuidado dos irmãos surdos-mudos. O contato com a realidade missionária se deu a partir da leitura sobre as missões em países não evangelizados.

Desde cedo, sentiu um forte amor pelas crianças abandonadas da China. Procurou uma congregação que pudesse dar vazão a seu entusiasmo missionário. A Alemanha, contudo, vivia tempos de crise religiosa, e Helena precisou esperar.

Quando conheceu a Congregação do Verbo Divino, iniciada por Santo Arnaldo Janssen, seu coração sinalizou: “Essa missão coincidia com o que Deus me pedia”. Aos 30 anos, Helena viajou para Steyl, aceitando trabalhar como ajudante de cozinha, na esperança de que o padre Arnaldo a enviasse para a China.

Com a fundação da Casa Missionária, em 8 de dezembro de 1889, Helena revezava com Hendrina a liderança da comunidade. Quando entrou para o noviciado, em 1892, ganhou o nome de irmã Maria.

Atendendo a um pedido de padre Arnaldo, Ir. Maria passou a integrar o ramo contemplativo iniciado por ele. Mantinha o desejo de ir para a China, mas obedeceu ao pedido de seu Fundador. Durante essa época, Ir. Maria ficou doente, sendo diagnosticada com meningite tuberculosa. Professou seus votos em seu leito e faleceu aos 47 anos de idade.

Não realizou seu desejo de ir para a China, mas por meio dela, muitas missionárias puderam desempenhar a missão no sonhado território.

Em 1995, foi beatificada pelo Papa São João Paulo II.

LogoWhite