Search
Close this search box.

Transparência

Presente nos 5 continentes, as Missionárias Servas do Espírito Santo integram uma Congregação Religiosa da Igreja Católica, atuando em diversas frentes.


Como entidade sem fins lucrativos, de natureza beneficente, religiosa e cultural, além de sua organização religiosa também possuem uma estrutura jurídica, que diante dos poderes públicos e sociedade civil é representada por algumas entidades.

Instituto Trinitas

Escolhido em homenagem à Santíssima Trindade, o Instituto Trinitas foi criado em 2001 e está sediado no Convento Santíssima Trindade em São Paulo-SP.

Seu surgimento está ligado à expansão da presença das irmãs missionárias em vários estados brasileiros. Os trabalhos começaram em Juiz de Fora-MG no ano de 1902 e já no ano seguinte – no Colégio Stella Matutina – as irmãs começaram seu trabalho educativo que se espalhou por diversas regiões do país.

REDES - Rede de Solidariedade

Criada em 2001, junto com o Instituto Trinitas, é uma instituição beneficente e de assistência social.

Seu principal objetivo é promover a assistência social beneficente junto aos mais pobres através da promoção, proteção e inclusão. Assim, seu trabalho busca construir uma sociedade democrática, embasada nos valores éticos de liberdade, igualdade, diversidade, solidariedade e participação.

Seus projetos e iniciativas visam, em resumo, a promoção da vida.

SEB - Sociedade de Ensino e Beneficência

Em 1920, com grande presença na atividade educacional, nasce a SEB – Sociedade de Ensino e Beneficência.
 
Inicialmente sediada na cidade mineira de Juiz de Fora – atendendo ao rápido crescimento da presença das Missionárias Servas do Espírito Santo na região Sul – em 1953 a sede foi realocada na capital paulista para uma condução melhor dos trabalhos. Esta mudança foi fundamental para que a obra pudesse acompanhar o crescimento da demanda e permitir a expansão da atividade das irmãs em todo país.
 
A partir de 2001, com o processo de desmembramento da Província, a SEB se configurou como uma entidade prestadora de serviços do Instituto Trinitas e vem, desde então, dedicando-se integralmente a área da Educação.
 
A SEB é a mantenedora da Rede de Educação das Missionárias Servas do Espírito Santo e, por intermédio de sua diretoria, gerencia, organiza, orienta e acompanha as escolas a ela ligadas.
 

Província Divina Sabedoria

A presença fecunda das irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo permitiu o nascimento da Província ‘Divinae Sapientiae’. Em 1963 com o surgimento de uma segunda província, a Congregação das SSpS já contava com cerca de 460 irmãs – entre estrangeiras e brasileiras.

A Província Brasil Sul está sediada em Ponta Grossa-PR. Durante muitos anos ela ficou abrigada no Convento Espírito Santo, sendo mais tarde realocada em uma região mais central da cidade. Ela se tornou organização religiosa que abriga as irmãs atuantes na região sul.

Associação Beneficente Missionária

A representatividade das irmãs no âmbito civil e jurídico se dá através desta entidade, filantrópica e sem fins lucrativos. Está sediada em Ponta Grossa-PR.

A Associação Beneficente Missionária é  mantenedora da Rede de Educação das SSpS na região sul, estando coligados colégios, faculdades e iniciativas educacionais de cunho social.

LogoWhite