Search
Close this search box.

A família à luz do evangelho

Hino

Despertar é o chamado (download em formato MP3)


Oração inicial

O Espírito de Deus paira sobre o universo, formando, criando, dando vida e energia.

Estamos em tua presença, ó Deus do eterno despertar.

Estamos aqui com humildade e reverência, cientes do teu infinito poder e amor.

Oferecemos nossas orações por toda a humanidade, pela Igreja Universal, pela nossa Congregação, nossas Províncias e Regiões; pelas Comunidades e para cada uma de nós, membros de nossa Congregação. Pedimos também por nossos colaboradores(as) leigos(as) e parceiros(as) na missão, por nossas famílias e pela Mãe Terra.

Pedimos que preenchas nossos corações com teu sopro vivificante para nos guiar. Não somos dignas, mas somos gratas por tua infinita misericórdia.

Que Tua presença esteja sempre conosco e que nunca nos separemos de Ti ou da humanidade necessitada.

Pedimos que nos conduza ao Pai e ao Filho e nos ajude a servir e a glorificar a Santíssima Trindade. Amém.


Introdução a partir das Escrituras

“Suportai-vos uns aos outros e, se alguém tiver algum motivo de queixa contra o outro, perdoai-vos mutuamente; assim como o Senhor vos perdoou, fazei o mesmo também vós.”(Col 3, 13)

As famílias de hoje experimentam alegrias e dificuldades, refletindo a complexidade da vida moderna. Para lidar com esses muitos desafios, necessitamos de uma abordagem pastoral adequada. É fundamental mergulhar no profundo mistério do casamento e da vida familiar a partir de uma perspectiva bíblica.

“A Bíblia aparece cheia de famílias, gerações, histórias de amor e de crises familiares” (Amoris Laetitia, nº 8). Isso nos leva a meditar sobre a família não como um ideal abstrato, mas como um “intercâmbio” concreto (AL, nº 16), que é realizado com ternura (AL, nº 28), mas que também foi confrontado com o pecado desde o início, quando a relação de amor se transformou em dominação (AL, nº 19).

Portanto, “a Palavra de Deus não se apresenta como uma sequência de teses abstractas, mas como uma companheira de viagem, mesmo para as famílias que estão em crise ou imersas nalguma tribulação, mostrando-lhes a meta do caminho” (AL, nº 22).


Momento de oração silenciosa

Contemplemos com amor e compaixão a difícil realidade das famílias na sociedade atual. Reze em silêncio pedindo a bênção de Deus para a sua família e para todas as famílias do mundo.


Reflexão


Momento de partilha

O que o Espírito Santo nos incentiva a fazer para que a Palavra de Deus seja incorporada ativamente na vida de nossas famílias e das pessoas próximas de nós?


Oração final

Deus, Espírito Santo, que sustentas o Universo, Tu és o Deus da segurança e da força.

A Boa Nova que escutamos gera em nossas almas rastros da tua graça.

Acreditamos que trazes vida nova e nos transformas em pessoas capazes de ouvir, observar, cuidar, e se voltar para os necessitados, os carentes e os solitários.

Que os olhos sempre vigilantes e despertos do Pai, o coração ardente de Jesus, e a Tua presença, ó Espírito Santo, permaneçam sempre em nós.

Demos graças, louvor, glória e honra a Ti, ó Deus Uno e Trino, por nos aceitar incondicionalmente como tuas filhas e filhos. Amém.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LogoWhite