Eu ouvi o clamor do meu povo
Hino
Despertar é o chamado (download em formato MP3)
Oração inicial
O Espírito de Deus paira sobre o universo, formando, criando, dando vida e energia.
Estamos em tua presença, ó Deus do eterno despertar.
Estamos aqui com humildade e reverência, cientes do teu infinito poder e amor.
Oferecemos nossas orações por toda a humanidade, pela Igreja Universal, pela nossa Congregação, nossas Províncias e Regiões; pelas Comunidades e para cada uma de nós, membros de nossa Congregação. Pedimos também por nossos colaboradores(as) leigos(as) e parceiros(as) na missão, por nossas famílias e pela Mãe Terra.
Pedimos que preenchas nossos corações com teu sopro vivificante para nos guiar. Não somos dignas, mas somos gratas por tua infinita misericórdia.
Que Tua presença esteja sempre conosco e que nunca nos separemos de Ti ou da humanidade necessitada.
Pedimos que nos conduza ao Pai e ao Filho e nos ajude a servir e a glorificar a Santíssima Trindade. Amém.
Introdução a partir das Escrituras
Então o Senhor disse: “Eu vi, vi a opressão de meu povo no Egito e ouvi o seu clamor por causa dos seus capatazes. Sim, eu conheço seus sofrimentos e desci para libertá-los” (Ex 3, 7-8).
A voz de Deus se torna audível para nós quando damos ouvidos ao clamor dos pobres. Ignorar essa voz nos leva a endurecer nosso coração contra Deus e também contra os empobrecidos. Ao longo da história, o Deus de Israel sempre ouviu o clamor dos hebreus em suas lutas, como no tempo em que estavam no Egito.
Sob a liderança de Moisés, os israelitas clamaram a Deus, e Ele respondeu libertando-os da escravidão do Egito.
A voz de Deus ressoa dentro de nós, designando-nos para sermos os instrumentos de Seu anseio pela libertação da humanidade.
“Moisés e Arão foram ao Faraó e disseram: “Assim fala o Senhor, Deus de Israel: ‘Deixa partir o meu povo, para que, em minha honra, faça uma peregrinação ao deserto'” (Ex 5,1).
Momento de oração silenciosa
No silêncio de nosso coração, peçamos a graça de escutar o clamor dos pobres e de responder de maneira efetiva às suas necessidades.
Reflexão
Para responder efetivamente ao clamor dos pobres precisamos trazer de volta nossa sensibilidade social e espiritual. Hoje, em um mundo dominado pela indiferença e pela crueldade, isto se torna ainda mais necessário.
- Imploremos a graça de Deus para responder com ações verdadeiras ao clamor dos pobres. Lembremos que o mal sofrido por mulheres e homens ao longo da história, não passa desapercebido aos olhos e ouvidos do nosso Deus amoroso. Que pai não se comoveria com o sofrimento de seus filhos?
- Deus está nos chamando por meio dos clamores do nosso mundo e da criação. O Espírito Santo já está agindo nas pessoas e nas situações concretas.
Momento de partilha
Como você experimenta em sua vida o amor compassivo de Deus e o Seu cuidado com as pessoas que estão sofrendo?
Oração final
Deus, Espírito Santo, que sustentas o Universo, Tu és o Deus da segurança e da força.
A Boa Nova que escutamos gera em nossas almas rastros da tua graça.
Acreditamos que trazes vida nova e nos transformas em pessoas capazes de ouvir, observar, cuidar, e se voltar para os necessitados, os carentes e os solitários.
Que os olhos sempre vigilantes e despertos do Pai, o coração ardente de Jesus, e a Tua presença, ó Espírito Santo, permaneçam sempre em nós.
Demos graças, louvor, glória e honra a Ti, ó Deus Uno e Trino, por nos aceitar incondicionalmente como tuas filhas e filhos. Amém.