Superar a violência e a guerra
Hino
Despertar é o chamado (download em formato MP3)
Oração inicial
O Espírito de Deus paira sobre o universo, formando, criando, dando vida e energia.
Estamos em tua presença, ó Deus do eterno despertar.
Estamos aqui com humildade e reverência, cientes do teu infinito poder e amor.
Oferecemos nossas orações por toda a humanidade, pela Igreja Universal, pela nossa Congregação, nossas Províncias e Regiões; pelas Comunidades e para cada uma de nós, membros de nossa Congregação. Pedimos também por nossos colaboradores(as) leigos(as) e parceiros(as) na missão, por nossas famílias e pela Mãe Terra.
Pedimos que preenchas nossos corações com teu sopro vivificante para nos guiar. Não somos dignas, mas somos gratas por tua infinita misericórdia.
Que Tua presença esteja sempre conosco e que nunca nos separemos de Ti ou da humanidade necessitada.
Pedimos que nos conduza ao Pai e ao Filho e nos ajude a servir e a glorificar a Santíssima Trindade. Amém.
Introdução a partir das Escrituras
O profeta Isaías descreve o governo de Deus: “Povos numerosos por-se-ão em marcha e dirão: “Vinde, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó. Ele mostrará seus caminhos e caminharemos por suas veredas. Ele será juiz entre as nações, o árbitro de povos numerosos. De suas espadas forjarão relhas de arado, das suas lanças podadeiras. Nação contra nação não brandirá mais a espada, não se aprenderá mais a guerra.” (Isaías 2, 3-4).
As guerras entre Israel e Palestina, Ucrânia e Rússia e a violência em tantas partes do mundo têm sido angustiantes. Confiamos todas as nações em guerra e o mundo inteiro ao doador da paz, da harmonia e da fraternidade humana. Que o Espírito Santo estimule a mente e o coração de todas nós para que sejamos agentes da paz, da cura, do perdão e do amor.
Momento de oração silenciosa
A violência e as guerras que afetam o mundo começam dentro de nós quando não cultivamos a paz e a justiça em nossos relacionamentos. Peçamos ao Espírito Santo a graça de sermos construtoras da Paz.
Reflexão
- Como seguidoras de Cristo e membros da família Arnaldina, como podemos responder à crescente violência e aos conflitos armados?
- Como cumprimos nossa missão de nos engajar no diálogo, na reconciliação, na justiça e na paz? (pausa)
Momento de partilha
Rezemos juntas, expressando nosso sincero desejo de paz. Busquemos a orientação do Espírito Santo para trazer luz aos conflitos em nossas famílias, comunidades e sociedade.
Oração final
Deus, Espírito Santo, que sustentas o Universo, Tu és o Deus da segurança e da força.
A Boa Nova que escutamos gera em nossas almas rastros da tua graça.
Acreditamos que trazes vida nova e nos transformas em pessoas capazes de ouvir, observar, cuidar, e se voltar para os necessitados, os carentes e os solitários.
Que os olhos sempre vigilantes e despertos do Pai, o coração ardente de Jesus, e a Tua presença, ó Espírito Santo, permaneçam sempre em nós.
Demos graças, louvor, glória e honra a Ti, ó Deus Uno e Trino, por nos aceitar incondicionalmente como tuas filhas e filhos. Amém.