Search
Close this search box.

Bem-aventurada Josefa – Hendrina Stenmanns (1852 – 1903)

Nasceu em 28 de maio de 1852, na Diocese de Münster, Alemanha. Frequentou a escola dos 6 aos 14 anos, tendo de deixar os estudos para ajudar no cuidado com os irmãos menores. Aos 19 anos, tornou-se membro da Ordem Terceira de São Francisco, em Sonsbeck. Cultivava no coração o desejo de ser consagrada, em uma época de profunda crise religiosa causada por questões políticas na Alemanha.

Com o falecimento de sua mãe, dedicou-se, junto ao pai, ao cuidado dos irmãos. Estando impossibilitada de viver a vocação para a qual se sentia atraída, confiou-se às mãos da divina Providência, sem se lamentar.

Tempos depois, conheceu a obra iniciada por Santo Arnaldo Janssen, os verbitas. Sabendo que o padre tinha também o desejo de iniciar um ramo feminino, juntou-se com outras duas moças que trabalhavam como empregadas no seminário e nutriam a esperança de que logo o padre daria início àquela dimensão da obra. Ela foi enfaticamente recomendada pelo pároco da cidade. Em janeiro de 1884, ele escreveu uma carta a Santo Arnaldo, listando grandes atributos de Hendrina, ressaltando sua intensa vida espiritual, mesmo com uma alta carga de trabalho.

Ela foi recebida como postulante em 8 de dezembro de 1889, data considerada como a da fundação da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo.

Faleceu em 20 de maio de 1903, aos 51 anos incompletos. Foi beatificada em 29 de junho de 2008.

LogoWhite